quarta-feira, 5 de março de 2008

Sobre Novas Tecnologias


Quando me propus escrever sobre novas tecnologias na educação, imaginava falar sobre um tema da atualidade. Porém, após algumas leituras, pude perceber o quanto trata-se de um tema de longa data. Não é de hoje que Cláudio Katz disse em Novas Tecnologias: Crítica da Atual Reestruturação Produtiva “a informática implica em uma nova quebra entre a concepção e a realização de tarefas e um incremento do monopólio gerencial do saber”. E tinha razão.

Hoje em dia as pessoas trabalham, divertem, enfim, vivem juntamente e diante às tecnologias que estão cada vez mais, avançando mais rápido. Inclusive, noto o quanto estamos acostumados a esse processo que se torna a cada dia mais natural.

Como sabemos, as Inteligências Múltiplas existem e as novas tecnologias de informação e comunicação- TICs, influem sobre a maioria das áreas do conhecimento. Estão na matemática, na biologia, nas artes, na música, na docência e, sobretudo, na transição de dados importantes em tempo real. Todo esse avanço tecnológico e sua disponibilidade, permitem um ensino mais “individualizado”, ou seja, está mais fácil atingir as varias inteligências dos alunos, desenvolvendo as habilidades de cada um e proporcionando um aprendizado diferenciado. Também podem ser usadas como meio de informação ou como meio de avaliação, permitindo o acesso às informações em qualquer momento.

Por tudo isso, a solução para o desafio das novas tecnologias está em “aprender a aprender”, adaptando às mudanças constantes que essa tão poderosa ferramenta nos trás.

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