sábado, 22 de março de 2008

Nem tudo são flores...


Como tenho falado, tornar o professor num novo professor não é fácil. Infelizmente esbarramos em obstáculos como a escassez de equipamentos, a rigidez de profissionais tradicionalistas com suas práticas reproduções de modelosexistentes.

Atualmente existem cursos e treinamentos (com pequena duração) onde o professor, com o auxílio de programas, aprende a desenvolver atividades junto aos alunos. Essas mudanças na prática pedagógica exigem alterações curriculares, novos instrumentos (como a internet) e a capacitação docente com relação às novas tecnologias. Cabe ao professor de hoje ser mais parceiro, interlocutor e orientador conduzindo o aluno ao aprendizado. Junto com o aluno ele estuda, pesquisa, debate de maneira coletiva, sem abrir mão dos recursos tecnológicos que propiciam uma organização flexibilização dos conteúdos.

O uso das novas tecnologias na educação fazem com que os alunos liguem os conhecimentos acadêmicos com sua vivência. Não basta que os alunos lembrem das informações, eles precisam sintetizá-las, analizá-las, avaliá-las e utilizá-las.

Concluindo: esperamos dos professores de hoje que eles saibam lidar com os instrumentos dos novos tempos. Isso só é possível com o reconhecimento e a conscientização de que a sociedade está cada vez mais tecnológica e este fato não pode ser ignorado pela educação.

Nenhum comentário: